domingo, 3 de maio de 2009

Um dia como Morcególogo. Um convite para os que querem coletar morcegos

Semana passada recebi um convite inquestionável de uma nova e querida amiga mestranda de ecologia Cláudia Marcia Marily Ferreira( claudiamarily@hotmail.com) para ajudá-la numa coleta de morcegos no Parque Dhamas. Isto aconteceu na quinta-feira pela tarde até as 2h00 da manhã do dia seguinte. Claro que minha cara diz minha perfeita habilidade com trato com estes pequenos mamíferos!! Mas gostaria de registrar que foi uma grande experiência como pesquisador na área de ensino de ciências, como assim estamos nos propondo com o Arandú. Penso que todos nós deveríamos em algum momento sairmos dos nossos métodos de investigação para termos conhecimentos de outras áreas, como foi o caso.
Como ela precisava de ajuda para coletar, então me dispus. E que trabalhão de verdade. Não fiz a parte de montar as 6 redes de coletas, mas a equipe que estava por lá de Biólogos!!!. Minha parte foi aprender a metodologia de coleta de morcegos nas redes( quase sempre me enroscava mais do que os morcegos) e depois registrar os dados dos morcegos coletados por meio de uma planilhas contendo ( massa morcego, gênero, medida dos braços usando paquímetro, coleta de ectoparasitas, coleta de fezes, idade aproximada, espécies, coletar anilhos e marcar o animal capturado). Depois soltá-los. Que impressionante como eles são tão feios assim! Até que simpáticos.
Bom quero agradecer a oportunidade para Cláudia, para Alan e Guilherme da Biologia que me permitiram como um químico da área de ensino, tratar os morcegos coletados.
Ah ela sempre precisa de voluntários para proceder as coletas, deixo o e-mail dela para os interessados aprender esta técnica. Muito especial. Em breve a convidarei para comentar sobre o trabalho de mestrado na ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário