segunda-feira, 8 de junho de 2009

Notícias das OfiCiências

Boa tarde,
bom segue as seguinte mensagem enviada por e-mail para nossos contatos:

" Nossa próxima OFICIÊNCIA será a 7ª Edição na cidade de Nova Alvorada do Sul, onde precisaremos de todos graduandos, pós-graduandos, técnicos e interessados em oferecer Oficinas para estudantes do ensino fundamental e médio.
Nos dias 20 e 27 de junho estaremos organizando duas edições especiais da OFICIÊNCIA. Neste caso como foi uma solicitação específica de uma escola particular, estaremos cumprindo esta agenda solicitada.
Precisaremos de até 8 Oficinas para dia 20 de junho e outras 8 Oficinas para dia 27 de junho. haverá um pequeno pagamento de pró-labore (não esperem muito, mas conseguiremos. Outra parte será para comprar os reagentes necessários).
Estou mandando esta ficha para a lista do e-mails que disponho. Estamos priorizando graduandos do 3º, 4º e 5º tanto de licenciatura como de bacharelado da química, isto porque como pré-requisito necessitaremos das disciplinas relacionadas com as práticas das oficinas propostas.
Graduandos do 1º e 2º de Licenciatura poderão estar como observadores, ajudantes desde que os Ministrantes assim solicitem."

Ainda tenho outra notícia voldada para a OfiCiência na Escola produzida também pelo Prof Ivo:

" OFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS : Oficinas de Química para estudantes do ensino Médio nas escolas do ensino noturno de Campo Grande-MS.
A disciplina de Estágio Supervisionado, do Departamento de Química realiza um projeto que busca a desmistificação no aprendizado desta matéria pelos alunos do ensino médio de escolas públicas de Campo Grande. Os resultados que podemos considerar relevantes é os alunos do ensino noturno começaram a desmistificar o ensino da química nas escolas. As Oficinas de química podem contribuir para que a matéria deixe de ser bicho papão dos cálculos numéricos para ser entendida como ciência que trabalha com fenômenos da natureza.

O estágio supervisionado tem considerável aceitação, tanto por parte da direção e coordenação das escolas, como por seus alunos. Da mesma forma, os graduandos do quarto ano do curso de licenciatura plena em Química tem se dedicado sobremaneira ao projeto.
Nove escolas estaduais foram selecionadas para o desenvolvimento dos trabalhos. São elas: a
Escolas Atendidas no mês de maio de 2009
1)EE Pe. João Greinner;
2) EE José Barbosa Rodrigues;
3)EE Waldemir Barros da Silva;
Escolas que estão recebendo as Oficinas no mês de Junho de 2009 ( ver anexo e calendário)
4)EE Maria Constança de Barros Machado
5)EE Dolor Ferreira de Andrade
6)EE 26 de Agosto
7)EE Rui Barbosa
8)EE Vespasiano Martins
9)EE Arlindo de Andrade Gomes

A metodologia aplicada corresponde ao mini-cursos, com oficinas específicas com duração de 2h.Para o primeiro ano do ensino médio estes são os temas desenvolvidos: Ligações químicas, Separação de Misturas, Química dos alimentos e Polaridade-tensão superficial. Para o segundo ano são ministrados os conteúdos: Soluções, Ácidos-base e Eletroquímica O terceiro ano vem recebendo as matérias: Bafômetro, Ésteres e aromas, Produção de sabão e Cromatografia.
MÊS DE JUNHO-OFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS-ESTÁGIO SUPERVISIONADO
(1) 03 de junho- EE Maria Constançia de Barros Machado
(2) 08 de junho- EE Dolor de Oliveira ( saída para Três Lagoas)
(3) 10 de junho -EE Vespasiano Martins ( Rua 13 de maio perto da Bigolin)
(4) 15 de junho -EE 26 de agosto. (Bairro São Francisco)
(5) 22 de junho -EE Rui Barbosa (Perto do aeroporto e av. Júlio de Castilhos)
(6) 29 de junho -EE Arlindo de Andrade Gomes (Perto da Polícia Federal e av. Júlio de Castilhos) "

Sem mais, Pedro Aldá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário