sábado, 2 de maio de 2009

USP EACH - II Semana do Curso de LCN que será realizada no período de 25 a 29 de maio de 2009

Na 2ª Semana da LCN na USP EACH estaremos ministrando duas Oficinas na semana de 25 a 29 de maio de 2009.(http://www.uspleste.usp.br/aprender-ciencia/).
Oficina(7)
Metodologia de organização e aplicação das OFICIÊNCIAS - oficinas de ciências, química e biologia para ensino fundamental e médio (Prof. Dr. Ivo Leite Filho e os alunos Pedro Franzotti Alda, Karen Paroni e Alex Fonseca Souza - UFMS)
A Oficiência é um projeto de extensão do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que foi implantada pelo Grupo ARANDÚ de Tecnologias e Ensino de Ciências desde 2008. Os objetivos das Oficiências são: 1)Criar um vínculo com do Departamento de Química da UFMS com a Secretaria de Educação dos municípios, escolas e outras instituições atendidas; 2)Incrementar a formação do graduando em química; 3)Despertar o interesse dos jovens para a exploração do ensino de ciências naturais. A proposta da oficina é apresentar de que forma são organizadas as atividades experimentais nas escolas públicas, os desafios, os entraves, as formas de avaliações da aprendizagem significativa entre os participantes e como ocorrem as intervenções.
Oficina(8)
Atividades experimentais de química para alunos com necessidades especiais (deficientes auditivos): dados colhidos na disciplina de Educação Especial (Prof. Dr. Ivo Leite Filho e os alunos Pedro Franzotti Alda e Leandro Fontoura Cavalheiro - UFMS)A disciplina de Educação Especial no ensino de química foi desenvolvida com base nas atividades experimentais possíveis para estudantes portadores de necessidades especiais. Durante os meses de agosto-dezembro de 2008, no DQI-UFMS, graduandos do curso de licenciatura plena em química acompanhados pela Diretoria de Educação Especial da SME propuseram atividades práticas experimentais para conhecimento e aplicação com grupos de estudantes de necessidades especiais. Durante a realização das práticas foram os alunos com deficiência auditiva que estiveram participando das práticas. A proposta da Oficina é de trazer as observações, análises, acertos, e, dados surpreendentes que podem corroborar com a formação dos licenciados em ciências com atividades experimentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário