segunda-feira, 6 de abril de 2009

1. Falece Crodowaldo Pavan, ex-presidente da SBPC

“Crodowaldo Pavan foi, sempre, um diligente militante da ciência brasileira, em todas as suas principais frentes: na bancada do laboratório, na sala de aula e na direção de entidades de ciência e tecnologia”
Marco Antônio Raupp
(Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) http://www.sbpcnet.org.br/)


“Sua principal característica era a contestação: atacava toda afirmação que fosse minimamente controversa. E trate de se defender! Provocava a todos, dos garçons que o serviam aos ministros de estado, como uma forma de induzir o raciocínio do oponente e fazê-lo enxergar uma outra faceta da questão” Profº Dr. Aldo Malavasi (livre-docente da USP, diretor presidente da Biofábrica Moscamed Brasil, secretário-geral da SBPC)

No ano de 1989 estávamos pela primeira vez (Clube de Ciências e Cultura Paiaguás) participando e apresentando trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio da EEPSG Arlindo de Andrade Gomes durante a 39ª Reunião Anual da SBPC ocorrido na Universidade Federal do Ceará. Tivemos ao final da apresentação uma saudação calorosa e efusiva por meio de aplausos nas mãos do Prof. Dr. Crodowaldo Pavan. Com seus elogios pela iniciativa em orientar projetos com alunos, senti e acreditei ser possível desenvolver atividades científicas na educação básica.
Nos anos posteriores, até mesmo enquanto estive coordenador da SBPC jovem(2004-2006), e, também na Estação Ciência(2000-2005), foi a presença de extrema energia, determinação da figura do professor Pavan em conjunto com meu orientador Profº Ernst Wolfang Hamburger é que me fizeram crer mais ainda no caminho como pesquisador no ensino de ciências para estudantes do ensino fundamental e médio.
Profº Dr. C. Pavan morreu em São Paulo, às 12h30 desta sexta-feira, dia 3, aos 89 anos, o biólogo Crodowaldo Pavan. Ele estava internado na UTI do Hospital Universitário, da USP, desde a última sexta-feira, dia 27 de março, em razão do agravamento de um câncer.
Minha tristeza assim fica expressa e tento partilhar com aqueles que agora caminham nesta trajetória a importância dos grandes professores e educadores que temos em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário